quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pernambuco




Olá vamos conhecer um pouco sobre a cultura, história e alguns locais turísticos de Pernambuco, a começar pela cultura. quem vai a capital prnambucana RECIFE, encontra uma diversidade cultural norme como: maracatu, dança de coco, culturas religiosas como o candomblé entre outras, já no interior pernambucano, encontra-se a cantiga de viola (cantorias) eventos onde poetas e repentistas da região e regiões circo vizinhas se reunem com frequência para desafios de poetas e cantorias, tem também a tão antiga e maravilhosa literatura de cordel que são histórias contadas em varias estrofes curtas ou longas.

Bom já que sabemos um pouco da cultura pernambu cana, vamos agora ver alguns dos seus mais belos pontos turísticos, no seu litoral temos exemplos de belas praia como porto de galinhas no litoral sul município de ipojuca sendo considerada uma das mais belas praias brasileiras é um ótimo atrativo pra quem procura lazer e diversão. veja

                  PORTO DE GALNHAS LITORAL SUL


imagem foto praia de porto de galinhas pernambuco



PRAIA DE MARIA FIRINHA LITORAL NORTE



Praia da Região de Maria Farinha, em Pernambuco, Brasil.



É uma praia de águas rasas e claras. Nela, pode-se andar vários metros com a água na cintura. Repleta de bares e restaurantes, Maria Farinha é também muito procurada para a realização de esportes náuticos e passeios de ultraleve; além disso, Maria Farinha abriga o Veneza Water Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil (foto ao lado; link na página sobre a cidade de Paulista, mais adiante). Distante a 25 km do Recife. Acesso: pelo Complexo Salgadinho, pela rodovia PE-01.
As praias de Maria Farinha, Conceição, Pau Amarelo e Janga localizam-se no município de Paulista. O governo dessa cidade o governo do Estado de Pernambuco vêm combinando esforços para transformar essa região no maior pólo náutico do Nordeste; leia mais sobre a
cidade de Paulista, no litoral de Pernambuco
                            
                                     PRAIA DE GAIBU



Praia de Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil.
  
A Praia de Gaibu - denominada Vale do Olho D’Água em Tupi - é um dos balneários mais badalados do Cabo de Santo Agostinho. O lugar é conhecido por sua boa infraestrutura de bares e restaurantes localizados nas proximidades e à beira mar.


Com características de praia urbana, o local é bastante frequentado por moradores e veranistas. Apesar de apresentar águas calmas, o mar de Gaibu não é indicado para banho, devido ao inadequado sistema de saneamento implantado no lugar.

Em Gaibu, o turista tem a oportunidade de escalar o Morro das Pedras para apreciar o visual exuberante do oceano. Além disso, é possível também visitar as ruínas do Forte são Francisco xavier de gaibu. Construído em meados do ´século
XVI.


                                     PRAIA DE BOA VIAGEM


Praia da Boa Viagem BYG

                       Não poderiamos esquecer dela a mais conhecida e charmosa  Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife. Tem aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão, situada no bairro de Boa Viagem, é delimitada pela Praia do Pina em um lado e pela praia de Piedade do outro. A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome àcidade,Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais ao longo da praia; também durante a maré baixa, é possível andar sobre os recifes, que são relativamente planos e largos.




                             MAPA DO LITORAL PERNAMBCANO


                                                
Mapa das Praias do Litoral de Pernambucano, Brasil.



UM POUCO DA CAPITAL RECIFE


Considerada a veneza brasileira Recife é uma das capitais mais bela do nordeste com belos locais considerados como pontos turisticos como o bairro do recife antigo, quem nunca foi a rua da moeda ou na rua do bom Jesus, tem também o bairro de são josé onde fica situado o famoso fercado de são josé, e o pátio de são pedro que também é lindo e atraente .






Patio de São Pedro no bairro de São José ocalizado no centro do Recife em algumas epocas do ano acontecem algumas festividades como catorias de poetas eaté festas de forró eventos de maracatue alumas coisas mais local onde ainda se preserva e em muitoa arquitetura do século pasado este é o patio de São Pesro quando for ao Recife de uma passadinha lá o patio de São Pedro lhe aguarda..


Rua da moeda no bairro do Recife anigo




A charmosa rua do Bom Jesus no bairro do Recife antigo





As  pontes do centro do Recife antigo.
Não é atoa que é considerada a veneza Brasileira.






*******************************************
Adentrando o agreste e sertão Pernambucano


*******************************************
AGRESTE PERNAMBUCANO
Gravatá


História
Em 1808, o local onde hoje fica o município de Gravatá era uma fazenda de gado denominada Caraotá. Gravatá, Pernambuco


A propriedade pertencia a José Justino Carreiro de Miranda, que deu início à construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora de Santana, concluída pelos seus herdeiros em 1822.
A fundação do povoado data dessa época. Em 25 de maio de 1875, foi criada a freguesia, que seria elevada à categoria de vila em 30 de maio de 1881, através da Lei provincial nº 1.560. Em 31 de junho de 1884, a sede do município foi elevada à categoria de cidade e foi criada a Comarca de Gravatá.
Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Urucum Mirim, Russinhas, São Severino de Gravatá, Avencas e Ilha Energética.
Anualmente, no dia 15 de março o município comemora a sua emancipação políca.

Economia
A fabricação de móveis rústicos emprega grande parte da população, gerando boa circulação de renda. São quase 400 fabricantes de móveis, gerando perto de dois mil empregos diretos. No município, existe o
pólo moveleiro (foto) que abriga várias lojas. economia de Gravatá, Pernambuco O município é conhecido pelo cultivo de flores e vegetais sem agrotóxico (orgânicos), sendo considerado o maior produtor de flores de Pernambuco, concentrando cerca de 70% da produção estadual. Sua produção é distribuída em várias partes da Região Metropolitana do Recife.
Na agricultura local, o morango é um dos produtos que se destaca. Devido a sua importância econômica
A cidade também é um dos principais centros de criação de cavalos de raça do Nordeste, com cerca de 120 haras;
clique aqui para visitar um dos maiores haras de Gravatá.
O turismo em Gravatá também é muito importante para o município, principalmente no Circuito do Frio. A cidade, conhecida como a suíça pernambucana por causa do clima ameno e da arquitetura das casas, recebe gente de várias cidades que vão conferir as atrações do evento.
O município de Gravatá faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Com uma área de 10.117 km², a região abrange 10,22% do território estadual e é constituída por mais 25 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba,
Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

TurismoGravatá é um lugar perfeito para quem deseja descansar da correria e do calor de Recife. A infra-estrutura de hotéis, chalés (foto) e restaurantes - em sua maioria construídos em estilo europeu
,
turismo em Gravatá, Pernambuco
com chaminés e telhado oblíquo - agrada a todos os gostos. O clima agradável, de média anual de 24ºC, convida para a degustação de vinhos e de fondue.
Próxima do
Recife, a apenas 85 Km de distância, a cidade possui cachoeiras, grutas, trilhas ecológicas, entre outras atrações para deixar o visitante encantado. Os principais pontos turísticos são o Mirante do Cruzeiro, que abriga a Capela do Cristo Rei, o Mirante da Serra das Russas e o Cristo Redentor.
Na cidade, é possível conhecer diversas feiras livres, além de aproveitar para comprar artesanato, em sua maioria feito de madeira. Gravatá também é conhecida pelas diversas fabriquetas de móveis rústicos instaladas no município, que vendem peças a preços abaixo dos de mercado.
Gravatá é visitada principalmente na Semana Santa, São João e nas férias. Mas também possui outros eventos culturais e artísticos durante o resto do ano, como o Festival do Morango, o Karawatá Motocross, Rota do Forró, Circuito do Frio e o Circuito Pernambucano de Vaquejada.

Outros sites:
»
Via Gravatá Portal de Gravatá, com informações turísticas e culturais. Recomendado.
»
Prefeitura de Gravatá Site oficial do município.
»
Hotel Portal de Gravatá O site desse hotel disponibiliza fotos de diversos eventos ocorridos em Gravatá.


Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Leia mais sobre outras
Cidades de Pernambuco




CARUARU-PE


Caruaru, essa cidade pernambucana que leva o título de “ capital do Agreste “ e que também é internacionalmente conhecida pelas famosas festividades de São João, também abriga uma das maiores feiras livres do mundo: a emblemática Feira de Caruaru.
 Feira de Caruaru

Perca-se na Feira de Caruaru





Realizada nas quartas-feiras e aos sábados, essa Feira é, de longe, a mais importante de todo o Nordeste Brasileiro. E encanta os visitantes pela diversidade e exotismo presente nas centenas de barracas espalhadas por mais de dois quilômetros ao longo das ruas. A origem da Feira remete-se há mais de 200 anos, dado que o local era ponto de parada para vaqueiros que traziam o gado do Sertão para o Litoral. A gama de produtos é tão variada, que podem ser encontrados artigos de artesanato local, cosméticos naturais, frutas, alimentos, literatura de cordel entre outros, devidamente alocados em setores comuns. Existe um setor bastante peculiar, chamado de troca-troca, que, como o próprio nome diz, não envolve moeda em sua transação. Tudo é feito na base do “toma lá, dá cá”, com muita barganha, claro.







A feira de CaruaruA Feira de Caruaru, Faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo, Nela tem pra vender, Na feira de Caruaru Tem massa de mandioca, Batata assada tem ovo cru, Banana laranja e manga, Batata doce queijo e caju, Cenoura, jabuticaba, Guiné galinha, Pato e Peru, Tem Bode carneiro e porco Se duvidar até cururu, Tem cesto balaio corda, Tamanco, greia Tem boi tatu, Tem fumo tem tabaqueiro enxerto de boi zebu, Caneco alcoviteiro, Peneira boa, Mel de uruçu, Tem calça de Alvorada, Que é pra matuto, Não andar nu.A Feira de Caruaru, Tem coisa pra gente ver De tudo que há no mundo, Nela tem pra vender, Na feira de Caruaru.Tem rede Tem balieira, Modo de menino Caçar Nambu, Maxixe, cebola verde, Tomate, coentro, Couve e chuchu, Almoço feito na corda, Pirão mexido Que nem angu, Mobília de tamborete, Feita de tronco de mulungú, Tem louça, tem ferro velho, Sorvete de raspa de pai jaú, Gelado, caldo de cana, Fruta de palma e mandacaru, Boneco de Vitalino, Que são conhecidos, Até no Sul, De tudo que há no mundo, Tem na feira de Caruaru.A Feira de Caruaru, Faz gosto a gente ver De tudo que há no mundo, Nela tem pra vender, Na feira de Caruaru.

Para animar o passeio, no meio da feira podem ser vistos a todo o momento conjuntos musicais e bandas de pífanos. E é assim, nessa mistura de arte, comércio e tradição, que a Feira de Caruaru mostra-se como um dos principais emblemas da tão rica cultura nordestina.

Caruaru a cpitá do forró...

Conhecida como a Capital do Forró, Caruaru é uma das mais importantes cidades do interior nordestino, fica a 138 km do Recife, no Agreste do Estado de Pernambuco, com fácil acesso pela BR 232, e possui como principal evento a Festa de São João. Tradicional e famosa no Brasil inteiro, a festa segue durante todo o mês de junho no Pátio de Eventos. As apresentações de quadrilhas, as barracas com comidas típicas e os shows de forró, chegam a atrair mais de 100 mil pessoas por noite. Outro atrativo da cidade é a diversidade de artigos de artesanato, peças de madeira entalhada, couro, renda, bordados, e as cerâmicas do Mestre Vitalino que representam a cultura do povo nordestino, como cangaceiros, bandas de pífanos e trios de forró, encantam turistas de todo o Brasil. Os ateliês e lojas dos artesãos mais famosos ficam no Alto do Moura, a 7 km do centro, onde além do artesanato o visitante também encontra bares especializados em carne de bode, prato típico da região. Além das peças artesanais, Caruaru também dispõe de um dos mais importantes pólos de comércio popular da região nordeste, A Feira de Caruaru, realizada no Parque 18 de Maio, pode-se encontrar de tudo um pouco na feira livre, roupa, calçados, plantas, panelas, queijos, carnes, frutas e etc. A cultura nordestina também está bem representada na cidade, Caruaru possui vários museus como o Museu do Barro, Museu Fábrica Caroá, Museu do Cordel, Museu do Forró, Casa do Mestre Vitalino e Casa do Mestre Galdino. A cidade também possui espaços culturais como a Casa de Cultura José Condé, que fica no Parque 18 de Maio e dispõe de bibliotecas, teatro e ateliês e o Espaço Cultural Tancredo Neves, que foi criado em 1935 e dispõe de pavilhão de exposições, salas culturais e museus.
GARANHUNS
Garanhuns é bem mais do que a terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A "Cidade das Flores", como ficou conhecida nacionalmente, tem muito mais a mostrar aos turistas de todo o Estado e do País. Suas belezas, resultado de uma natureza impecável, a colocam como uma das mais bonitas cidades do interior, sem contar o clima de temperatura sempre agradável.

Andar pelas ruas de Garanhuns, sempre limpas e bem arborizadas, com os canteiros centrais e as praças impecáveis, é descobrir a cada instante uma paisagem que merece ser registrada. Os parques Ruber Van Der Linder e Euclides Dourado, a Fonte Luminosa da Praça Souto Filho, o Cristo do Magano, a Praça Tavares Correia com o Relógio de Flores, e o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, são algumas delas.

Cidade de comércio forte, com lojas de departamento que impressionam pela estrutura e diversidade dos produtos oferecidos. Pólo educacional, com colégios de tradição, faculdades e universidades que ajudam na formação profissional dos estudantes de todo o Agreste Meridional. Hospitais de qualidade que representam um dos principais pólos médicos do interior.

Garanhuns do Natal dos Sonhos, do tradicional Festival de Inverno (FIG), evento que atrai a cada ano um número crescente de turistas, sempre ávidos a prestigiar o melhor da música regional e os grandes nomes da MPB. Enfim, Garanhuns é uma cidade anfitriã, de braços abertos para receber cada visitante, que dificilmente deixará de ser seduzido por sua rara beleza.


Fotos do festival de inverno de Garanhuns-pe


       Festival de arte Garanhuns-pe





É verdade. Este clima de “surpresa” por vezes atrapalha mais do que contribui para a expansão do FIG. De fato, não parece que é a vigésima edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Existe, sobretudo através de comentários neste blog, uma ânsia muito grande de as pessoas conhecerem quais as novidades, as atrações e o que se dará neste ano de 2010, no Festival de Inverno de Garanhuns.

Em sua maioria, são pessoas de outras cidades, Estados, ou mesmo países, que necessitam de conhecimento acerca da programação oficial do FIG, para baseada nela planejar suas viagens a Garanhuns; são agências de turismo que encontram dificuldades para fechar os dias de interesses dos que querem vir ao Festival; são os blogs e a imprensa que passam a ser cobrados para disseminarem informações prévias. Enfim, estes são só alguns estorvos perceptíveis.
Lógico que talvez pudesse haver algum transtorno para com a própria condução de alguns aspectos do Festival, caso a programação fosse divulgada com extrema antecedência. No entanto, entre pelo menos três a dois meses do evento, já fosse salutar adiantar algo; podendo até só divulgar a programação oficial completa (com todos os palcos, oficinas, etc.) a um mês e quinze dias de seu início, quem sabe. Já teríamos aí alguma evolução. Mas por enquanto, ficamos consultando uma bola de cristal, tentando enxergar no gosto da Fundarpe as especulações do disse-me-disse do povo.

Castelo João Capão



O Relógio de Garanhuns elegante não?






TRIUNFO-PE

                           Considerada o oasis do sertão





A entrada da cidade bem no alto da serra gera uma ótima imagem da região, e ainda proporciona um agradavel clima aos abitantes e turista os quais sempre voltam a triunfo por ficarem encatados com sua
beleza cultura e o principal o clima totalmente diferente do resto do sertão visitem triunfo e divirtas-se.


Triunfo, PernambucoSituado no Sertão do Pajeú e chamado de Oásis do Sertão, Triunfo está a 1260m de altitude e fica a 400km do Recife. Com temperaturas que variam entre 28ºC no verão e 5ºC no inverno, a cidade oferece aos visitantes casarios antigos, mirantes naturais, cachoeiras, engenhos artesanais e moderna infra-estrutura hoteleira com excelência em conforto no Centro de Turismo e Lazer Sesc Triunfo. 
Carnaval de Triunfo - PE
   

Caretas fazem a festa no Carnaval de Triunfo

Os personagens são a principal marca da cidade do Sertão do Pajeú
Os traços mal-humorados das fantasias dos ‘caretas’ chegam a enganar os turistas mais desavisados. Mas, apesar das caras amarradas, a folia de Triunfo é marcada por animação e festa. Divididos em grupos chamados de ‘trecas’, os caretas são os principais personagens do carnaval triunfense há quase 90 anos.


Os caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. Segundo alguns estudiosos, a origem da festividade não faz parte do período carnavalesco, mas do Natal, quando dois Mateus de um reisado se embriagaram durante a apresentação e foram proibidos de participar da manifestação. Inconformados, eles vagaram fantasiados pelo município, fazendo barulho com um chocalho e inaugurando a brincadeira.


Comparados aos papangus de Bezerros, eles também se fantasiam da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano, os melhores caretas são premiados, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas.


Além da brincadeira, o carnaval triunfense ainda conta com blocos de frevo, entre os quais merecem destaque o Bloco da Galinha, que desfila na sexta-feira, e o Anac, agremiação satírica cujo sentido do nome só é entendido quando lido ao contrário.

FESTIVAL DE INVERNO



Varios cntores já fiseram parte do festival de inverno de triunfo-pe, como o próprio aceu valença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário